Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 e faleceu em Genebra, Suíça, em 1980. Foi um epistemólogo suíço, considerado como um dos pensadores mais importantes do século XX. Sua abordagem foi interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.
Estudou Biologia e posteriormente se dedicou à area de Psicologia, Epistemologia e Educação. Também teve um influência no campo da ciência da computação.
Em 1919, começa a trabalhar no Institut Jean-Jacques Rousseau, quando publica os primeiros artigos sobre a criança.
Piaget agregou novas idéias sobre aprendizado ao pesquisar o desenvolver das habilidades cognitivas. Percebeu que existe uma evolução gradativa que varia de acordo com determinados aspectos, ao analisar a forma como o conhecimento é assimilado. Alguns destes aspectos são originários da maturidade emocional e física, convívio social e, principalmente, a auto-regulação interna do organismo ou reequilíbrio, que se dá após cada desiquilíbrio sofrido. O desequilíbrio ocorre quando um novo conhecimento é detectado.
As problemáticas e conflitos são essenciais na busca pelo saber, sem eles não há aprendizado. É preciso ser estimulado a encontrar soluções, novas dúvidas e opniões. O desenvolvimento da criança deve partir da interação com outras crianças, através do trabalho em grupo, onde o professor cria situações-problema.
Durante sua estadia em Paris, Piaget conhece Théodore Simon, que o convida a padronizar os “testes de raciocínio de Cyril Burt, o qual lhe permite delimitar um campo de estudos empíricos: o pensamento infantil e o raciocínio lógico. Como resultado deste trabalho Piaget é convidado para o cargo de coordenador de pesquisas do Instituto.
Assista ao vídeo.
Assista ao vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário