Funcionalismo europeu é uma das vertentes surgidas a partir do funcionalismo americano. O funcionalismo estava interessado em saber as funções da consciência, se opunha as idéias de Wundt e ao estruturalismo de Titchener, pois estes não respondiam as perguntas: O que a mente faz? Como ela o faz?
O movimento funcionalista não tinha a pretensão de criar uma nova escola do pensamento, seus líderes apenas queriam ampliar e alcançar uma nova psicologia, sem se empenhar para substituir a escola já existente, acabou por fazê-lo sem intenção. Por não ser rígido ou formalmente diferente ao estruturalismo, abriu portas para várias psicologias funcionalistas, diferentes entre si, mas sempre partilhando do mesmo interesse pelas funções da consciência. Destacamos aqui, o funcionalismo europeu, o qual foi difundido por Édouard Claparède (1873-1940), cuja continuidade de seu trabalho resultou na obra de Jean Piaget (1896-1980).
Claparède e Piaget trataram à gênese dos processos cognitivos de um ponto de vista interacionista. O processo de adaptação é construído de forma progressiva, a partir da interação do indivíduo com o seu meio, esta interação segundo os autores se daria através de um terceiro e novo elemento, além da ideia inatista e ambientalista surge o que seria o movimento espontâneo que leva o sujeito à direção do conhecimento de mundo. Esta visão percebe-se facilmente em seus trabalhos na área da educação.
Pioneiro nos estudos da psicologia infantil, Claparède fundou o Instituto Jean-Jacques Rosseau (1912), responsável pela formação de educadores, pela realização de pesquisas nas áreas de psicologia e pedagogia, pelo incentivo às reformas educacionais baseadas no movimento da Escola Nova. Esse movimento criticava a educação tradicional, e defendia mudanças na educação que tornassem a escola mais interessante para as crianças. Ao invés do saber do educador ser o centro da aprendizagem, deveria ser o aluno, com o seu desejo de aprender e sua curiosidade. Para Claparède, a psicologia seria a mais importante das ciências da educação, por fornecer aos professores teorias e métodos de pesquisa que lhe permitiriam conhecer melhor o seu aluno.
Durante seu trabalho no Instituto Jean-Jacques Rousseau, Piaget estabeleceu um programa de pesquisa sobre o pensamento infantil. Seu objetivo era demonstrar, empiricamente, que o pensamento da criança difere do pensamento adulto. Assim como Claparède, Piaget via o ser humano como sujeito ativo, que se constrói em constante interação com o mundo. Tornou-se, na segunda metade do século XX, a principal referência internacional na área da psicologia do desenvolvimento cognitivo infantil.
Oi Filomena. Parabéns pelo Blog. Muito legal!
ResponderExcluirTiago
Muito bom, parabéns ! Me ajudou bastante
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